terça-feira, 9 de abril de 2013

Quase tudo o que você sempre quis saber sobre: Doctor Who



“- I am the Doctor.
 - Doctor Who?
 - Just The Doctor”

  Doctor Who nunca foi tão popular como esta sendo agora para nós brasileiros. Exibida desde a década de 60 na Inglaterra, onde já faz parte da cultura britânica.

  No dia 23 de novembro de 1963, era exibido “The Unearthly Child’, o primeiro episodio de Doctor Who, sobre um ET que viaja através do tempo e espaço, na BBC. Série que ficou no ar até 1989, onde foi cancelada e retornando em 2005 onde continua no ar até os dias de hoje.

 
Um certo dia em Londres no ano de 1963, um casal de professores, Ian e Barbara, resolveram seguir a sua aluna, Susan, que entrou numa cabine policial azul,encontraram o seu avô, o Doutor, que lembra muito pouco o personagem que a gente esta acostumado. O primeiro Doutor era um velho rabugento, arrogante e enigmático, ele causava mais medo do que simpatia. William Hartnell foi o Doutor por mais 3 anos, mas devido a problemas de saúde teve que sair da série. O que poderia significar o fim da série, afinal de contas o ator que fazia o personagem principal iria sair, os roteiristas criaram aquilo que seria a marca do personagem e que poderia fazer a série durar anos, criaram a regeneração.  Ao enfrentar a morte, os Senhores do Tempo (Time Lords) – a raça que pertencia o Doutor – poderiam ‘trocar’ todas as células do corpo, transformando em outra pessoa. Em 1966, o público assistiu pela primeira vez a regeneração, mas só em 1974 que ganhou o nome.  A cada regeneração, o Doutor ‘virava’ um novo personagem, mas com as mesmas memórias, com nova personalidade, gostos, trejeitos, isso permitia a cada ator que entrava trazer sua interpretação sem obrigação de seguir ou imitar o antecessor. Desde 1963 até os dias de hoje, 11 atores já foram o Doutor: William Hartnell (1963 – 1966), Patrick Troughton (1966 – 1969), Jon Pertwee (1970 – 1974), Tom Baker (1974 – 1981), Peter Davison (1981 – 1984), Colin Baker (1984 – 1986), Sylverster McCoy (1987 -1989), Paul McGann (1996), Christopher Eccleston (2005), David Tennant (2005 – 2010) e o atual Matt Smith (2010 - ?).

  Em novembro (de 2013) a série completa 50 anos. E mesmo depois de 50 anos, a série não aparenta sinal que vai acabar tão certo, e pode durar mais 50 anos (uma serie com 1 século de duração, já pensaram?). Um dos maiores segredos de Doctor Who para ter durado tanto tempo é que a serie se reinventa, sem alterar a sua mitologia.


A chamada ‘Série Clássica’ durou 26 temporadas de 1963 até 1989 com 695 episódios. Devido à baixa audiência,em 1989, a BBC cancelou a série televisiva, mas continuaram as aventuras do Doutor no rádio, revistas em quadrinhos e em livros.  Em 1996, Steve Spielberg com a rede Fox se juntaram com a BBC, e realizaram um filme que serviria como Piloto para uma retornada. Apesar do baixo sucesso, o filme esta na mitologia do personagem.

  Em 2005, Russel T Davies trouxe a série de volta a TV. Em março, Doctor Who voltou a TV, explicando para as novas gerações o universo ‘who’ sem esquecer a ‘série clássica’.

MAS QUEM É O DOUTOR?
 É um Senhor do Tempo (Time Lord, em inglês),nascido no planeta Gallifrey e foi expluso do planeta com sua neta e roubou a TARDIS e veio parar na Terra, mas exato em Londres no século XX.
Os 11 ‘Doutores’



1° Doutor (1963-1966): velho rabugento, desconfiado, possuía um tom de superioridade, sarcástico e ‘pavio curto’.

2° Doutor (1966-1969): mudança total de comportamento. De avô rabugento, virou o tio favorito. Palhaço e trapalhão escondia um raciocínio meticuloso. Era impiedoso com os inimigos. Sempre levava uma flauta, que tocava de vez em quando, e um diário de 500 anos no qual registrava suas aventuras.

3° Doutor (1970 – 1974): Basicamente era um homem de ação. Trabalhou para a UNIT (algo como a força militar da ONU), onde usava sua mente brilhante em invenções.

4° Doutor(1974 – 1981): Excêntrico. Bem humorado, engraçado, viajava bastante. Era visto sempre com o seu cachecol gigante (quase 4 metros) e sempre oferecia ‘jelly babies’.

5° Doutor (1981 – 1984): Era mais humano e vulnerável, totalmente contra a violência.

6° Doutor (1984 – 1986): Arrogante, dramático, teimoso e tinha um grande ego. Era violento e chegou a matar.

7° Doutor (1987 -1989): Excêntrico, alegre, despreocupado e manipulador.

8° Doutor (1996): Romântico, sensível e admirava os seres humanos.

9° Doutor (2005): Demonstrava compaixão com os outros e sentia o sentimento de culpa por ter sobrevivido a Guerra Temporal.

10° Doutor (2005 – 2010): Sagaz, carismático, entusiasmado e metido. Por muitos fãs foi o melhor Doutor de todos os tempos.

11° Doutor (2010 - ?).: Bem humorado excêntrico e dono de um vestuário criativo e de frase de efeito. Às vezes é alegre como uma criança, outra deixa transparecer toda raiva e dor dos seus 905 anos.


TARDIS
 
A cabine policial azul , algo comum de se achar em Londres na década de 50, é uns (para não dizer ‘o’) dos maiores icones da série, tanto que a BBC comprou os direitos da imagem da Police Public Call Box da Metropolitan Police. A cabine policial é a ‘nave’ do Doutor. Batizada como Time And Relative Dimensions In Space (em português: Tempo e Dimensões Relativas no Espaço), a ‘nave’ ganhou o apelido de TARDIS pela neta do Doutor no piloto de 63. A ideia original, a ‘nave’ que é maior por dentro do que por fora, assumiria uma nova forma a cada episódio ou em cada local diferente que o Doutor fosse, se camuflando a qualquer ambiente, mas como a série não recebia muita verba, os roteiristas criaram um artifício que dura até hoje,o circuito de camuflagem da nave quebrou e isso deixou na ultima forma assumida, a da cabine policial azul.

  A nave é muito maior por dentro, a ponto de ter 14 banheiros, um laboratório, uma enfermaria, uma biblioteca com uma piscina olímpica e outras coisas. A nave foi roubada pelo Doutor, que não tem permissão para pilotá-la. Ela viaja através do tempo e do espaço e traduz (praticamente) qualquer idioma do universo.

CHAVE DE FENDA SÔNICA

É a ‘gadget’ do Doutor. A chave de fenda sônica (em inglês sonic screwdriver) faz mil e uma coisas: abrir portas (só madeiras que não) conserta e destrói equipamentos.







POSSO COMEÇAR A ASSISTIR A PARTIR DE 2005, OU PRECISO ASSISTIR TODOS OS 50 ANOS??
  Em seus 50 anos, o que não falta é material e episódios para assistir. Poderia falar que pode ver desde o Piloto de 63, atravessar todos os 11 Doutores, mas como é quase missão impossível achar os episódios antigos. Mas é possível assistir a partir da chamada retonada de 2005, com o 9° Doutor, onde nos primeiros episódios ele explicar coisas relacionada a mitologia clássica.

=====================================================================

  Como em novembro desse ano,a série faz 50 anos, terão especiais mais detalhadas sobre a série 'Doctor Who'. Esse post serve mais para conhecer por cima a série.